A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo promoveu a exibição do filme de curta metragem Aristocrata Clube, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Em seguida, foi realizado um debate sobre o tema conduzido por especialista. A ação buscou fomentar o diálogo sobre produções audiovisuais, igualdade racial e direitos de pessoas negras.
A apresentação do filme ocorreu na segunda-feira (25/11), a partir de 14 horas, no auditório da EGC. O documentário registra a história do maior clube da comunidade negra do Brasil, fundado por afrodescendentes que não aceitavam a segregação e o racismo e defendiam a formação de uma classe média negra na cidade de São Paulo.
Para abordar as questões raciais mostradas no documentário e a situação atual dessa população, a aula-exposição contou com a participação do doutor em Educação e coordenador pedagógico na Rede Pública Paulistana, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de Oliveira. A mediação do encontro ficou sob a responsabilidade de Samira Saleh, mestre em Educação, assessora pedagógica e docente da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.
O debate sobre questões raciais envolveu a participação das pessoas presentes no auditório, que formularam perguntas ou apresentaram pontos de vista do constou como foco do documentário. As manifestações do público foram colocadas no contexto de igualdade racial e na defesa dos direitos das pessoas negras pelo especialista Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de Oliveira. “Muito do que registra o documentário, na realidade se caracteriza como ‘aquilombamento’, que corresponde à formação de um quilombo, mas que representa um movimento de resistência e um símbolo de ancestralidade e de luta da população negra”, destacou ele.
Essa formação pedagógica foi dirigida principalmente aos participantes do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC), resultado de parceria entre a EGC e Secretaria Municipal de Cultura (SMC), contando com presença de servidores públicos; ativistas de direitos humanos, produtores culturais e pessoas interessadas no tema.
O documentário Aristocrata Clube teve direção de Jasmin Pinho, Aza Pinho e Fabio Amarante e sua exibição integrou as atividades do projeto Cineclube da Escola, iniciativa cultural promovida pela EGC, em parceria com a SPCine, empresa de cinema e audiovisual ligada à SMC.
Confira aqui a íntegra do debate.
Samira Saleh, assessora pedagógica e docente da Escola de Gestão e Contas
Públicas do TCMSP e coordenador pedagógico na Rede Pública Paulistana,
Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de Oliveira